terça-feira, 1 de junho de 2010

Desenvolvimento sustentável

Todos os dias ligamos a televisão, abrimos os jornais, folheamos revistas, e muitas vezes surge a tão polémica expressão “desenvolvimento sustentável”. Mas o que é realmente o desenvolvimento sustentável? Segundo o relatório de Brundtland, o desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.”

Mas sendo este um conceito tão actual e “na moda”, será que é uma realidade ou um horizonte distante? Esta foi a pergunta a que tentámos responder, em Filosofia. E a nossa conclusão foi alarmante: o desenvolvimento sustentável é, hoje em dia, um horizonte distante. Quer queiramos admitir ou não, podemos observar que são raras as pessoas que realmente estão preocupadas com o nosso planeta, ao ponto de fazerem uma mudança drástica no seu estilo de vida, e pensando nas gerações futuras. Infelizmente, grande parte da população mundial está mais preocupada em preservar o seu confortável nível de vida, ignorando os alertas aterradores que a natureza nos envia todos os dias, e pondo em causa a sobrevivência das gerações que se seguem.


Portanto, vamos tomar uma atitude! Na esperança de podermos contribuir, de alguma forma, para uma tomada de consciência por parte dos cidadãos, decidimos criar este blog. Nele, iremos divulgar informação e curiosidades para, assim, podermos formar pessoas mais activas na sociedade e, acima de tudo, mais preocupadas com o ambiente. É urgente a mudança! É urgente tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade! Para tal, é necessário MUDAR ATITUDE!

3 comentários:

  1. Exactamente, o problema é que na teoria é tudo muito perfeito, sim já é um começo e incentivo, mas na pratica, será que agimos bem? Mas está muito bom o texto, parabéns :)

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, o problema é que na teoria é tudo muito perfeito, sim já é um começo e incentivo, mas na pratica, será que agimos bem? Mas está muito bom o texto, parabéns :)

    ResponderEliminar
  3. Este texto dá-nos conta, com clareza e objectividade, de um problema que a todos afecta e que urge minimizar, conduzindo-nos a uma reflexão que, espero, seja para muitos o ponto de partida para essa mudança de atitude. Bom trabalho!

    ResponderEliminar